Quando iniciamos uma marca, o primeiro passo é entender quem são nossos consumidores. Quem sua marca quer alcançar? Para quem ela vai se comunicar? Homens, mulheres? Seu objetivo vai ser engajar? Converter? São perguntas extremamente relevantes, que precisam ser levadas em conta na hora de iniciar seu negócio. Para resolver essas questões, criamos as personas.

Bom, todas as estratégias de Marketing Digital são criadas pensando em clientes, isso é fato!


Porém, como podemos produzir conteúdos ou layouts com um grupo tão grande e variado de pessoas? É aí que entram as personas. Elas são personagens semi fictícios que representam os clientes da sua empresa, baseado em dados reais do seu público.
São com essas informações que criamos todas as estratégias de Marketing e comunicação da sua marca, tornando elas mais assertivas e efetivas para o seu negócio. Quer criar sua persona ou entender mais sobre ela para aplicar dentro da sua empresa? Neste blog vamos te ensinar como.

O QUE É UMA PERSONA?

Como explicamos anteriormente, uma persona é um personagem semi fictício, criado com base em dados e comportamentos reais dos consumidores da sua empresa. Ela representa o cliente ideal para o seu negócio, aquele que busca e consome com frequência o que você oferece.
O objetivo de criar uma persona é que ela sintetize as principais características dos clientes, para que a marca consiga criar estratégias mais alinhadas e assertivas, atendendo a demanda do seu público.

COMO CRIAR MINHA PERSONA?

Agora que entendemos o que é uma persona de fato, precisamos saber como construir uma para sua empresa. Para criá-la, é preciso seguir um processo. Não é possível apenas sair descrevendo alguém que você acha que representa seus clientes, afinal, nossa percepção pode nos enganar. Para que ela seja realmente efetiva, ela precisa ser resultado de uma pesquisa, análise e construção. Por isso, separamos 5 passos que vão te auxiliar:

  1. Coleta de dados de clientes;
  2. Perguntas;
  3. Análise dos dados coletados;
  4. Estruturação da persona;
  5. Compartilhamento da persona com a equipe.

Confira os detalhes de cada fase:

COLETA DE DADOS DE CLIENTES

O primeiro passo para começar a construir sua persona, é ir “a campo”. É preciso coletar dados para que o estudo sobre cada perfil de pessoa possa ser iniciado. Para que uma boa coleta seja feita é preciso planejar, começando com os objetivos e qual o público-alvo que será entrevistado. Em seguida, você irá definir quais serão os instrumentos usados para coletar tais dados. Você poderá combinar diferentes métodos e instrumentos para aplicar a pesquisa, possibilitando uma visão completa sobre o seu objeto de estudo.

PERGUNTAS

Definidos os públicos e objetivos, é preciso começar a criar as perguntas. As perguntas podem variar de acordo com o segmento do negócio, porém, para te direcionar de forma mais clara, separamos 5 tipos de perguntas que são indispensáveis: demográfica, pessoal/profissional, consumo de conteúdo, hábitos de compra e relação com a empresa. Confira os exemplos:

  • Demográfica

Faça perguntas sobre a idade, local de moradia, escolaridade e tudo que possa ajudar você a traçar um perfil pessoal. No caso de empresas, pergunte sobre o cargo, segmento da empresa e quantos funcionários ela possui.

  • Pessoal/Profissional

Nessa fase, pergunte sobre a rotina e responsabilidades da pessoa. Quais são seus objetivos e principais obstáculos que elas têm para conseguir atingi-los. No caso de empresas, pergunte sobre o que a pessoa faz no trabalho e quais são os maiores desafios enfrentados no dia a dia.

  • Consumo de Conteúdo

Aqui vamos perguntar sobre as redes sociais utilizadas e como a pessoa procura se manter informada. Quais são os assuntos que ela mais gosta de acompanhar e como ela os consome.

  • Hábitos de Compra

Pergunte sobre as marcas que essa pessoa consome e onde ela costuma fazer compras. Os canais que essa pessoa interage com cada marca, também são importantes . No caso de empresas, pergunte sobre o processo de compras. Isso será bastante esclarecedor.

  • Relação com a Empresa

Pergunte sobre como a pessoa encontrou sua empresa e o que levou ela a buscar pelas soluções oferecidas por você. Como você conseguiu ajudar ela a superar seus desafios e qual é a maior qualidade da empresa na visão do cliente.
Essas perguntas vão ajudar você a desenhar um perfil mais fiel do seu cliente ideal, representando seu negócio de forma mais clara e assertiva.

ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS

Após criar as perguntas e aplicar a pesquisa, é preciso analisar os dados coletados para iniciar a construção da sua persona. Verifique quais informações mais se repetem dentro das pesquisas, identificando o padrão entre elas. Esse será o primeiro passo para construir um perfil fiel a personalidade dos seus clientes.

ESTRUTURAÇÃO DA PERSONA

Com a análise feita e os padrões identificados, chegou a tão esperada hora de dar vida a sua persona. Ela precisará ter um nome, um rosto e um perfil muito bem desenhado.com características e comportamentos pré-estabelecidos. O segredo da criação de uma persona é pensar nela como um ser humano real, que vai interagir com sua marca, ler conteúdos e comprar produtos. Para estimular o imaginário, você pode contar uma história narrando como é o dia ou a semana dela, facilitando na hora de entender seus hábitos, comportamentos e perfil de consumo.

COMPARTILHANDO A PERSONA COM A EQUIPE

O maior erro das empresas, é ter as personas criadas mas sem serem utilizadas pela equipe. Muitas vezes, o restante dos funcionários nem sabe da existência dessas personas, por isso, é importante o envolvimento de todos na hora da criação.Conte a história das personas, ilustre-as e deixe esse conteúdo disponível com fácil acesso para todos. Isso irá ajudar na hora de criar estratégias para sua empresa, aumentando consideravelmente os resultados positivos do seu negócio.

E ai? Viu como as personas são importantes para as estratégias de um negócio? Que tal começar a criar a sua?